quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Cine Regente e o PAC Cidades Históricas

Na manhã de quinta-feira (05) o prefeito Cláudio Martins recebeu em seu Gabinete membros da Sociedade Imobiliária e Comercial de Jaguarão Ltda. (SOJAL) para tratar sobre as obras de restauro no Cine Regente. A recuperação do imóvel está entre os 11 projetos aprovados pelo governo federal, que receberão um investimento de R$ 40,3 milhões, através do PAC Cidades Históricas. Durante a reunião o prefeito enfatizou o quanto esses investimentos anunciados pela presidenta Dilma Rousseff, no último mês em Minas Gerais, serão importantes para potencializar o turismo e a economia do município.
De acordo com a diretora de Patrimônio do município, Andréa Lima, foram discutidas na reunião questões jurídicas entre a entidade e a prefeitura, já que trata-se de um bem privado que receberá recursos do governo federal para ser restaurado. “A SOJAL sinalizou positivamente para passar o prédio ao município para que seja de uso público, mas é preciso acertar a situação jurídica”, explica a diretora que ainda destaca a importância desta discussão que envolve a retomada do Cine Regente, como um equipamento cultural de fomento ao audiovisual na cidade. “O prédio é um dos raros cinemas de calçada do país, que bravamente resistiu e não se tornou uma igreja ou estacionamento. Um antigo sonho que começa a se revestir de realidade”, diz.
Para o prefeito Cláudio Martins a reunião foi positiva. “Estamos tendo a participação e um envolvimento dedicado de várias pessoas neste processo. Além de trabalhar para restaurar e resgatar esse espaço para que seja usufruído pela comunidade jaguarense, estamos de certa forma homenageando àquelas pessoas que ergueram esse patrimônio tão importante para nossa cidade”, destacou.
A reunião também contou com a presença da arquiteta contratada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para acompanhar os projetos do PAC em Jaguarão, Roseli Comissoli de Sá, que observou que esse entendimento entre a Prefeitura e a SOJAL é fundamental para que se possa avançar no processo que envolve o projeto de restauro.
Na segunda-feira (09) uma nova reunião sobre o assunto foi realizada no Gabinete do Prefeito, com a participação do procurador do município, Rodrigo Moraes, o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Alencar Porto, a diretora de patrimônio, Andréa Lima, o Oficial do Registro de Imóveis, Rogério Filho e os advogados da SOJAL, que acompanham o caso, Bruna Finck e Felipe Ribeiro.
Nos próximos dias o PAC Cidades Históricas deverá ser tema de Audiência Pública.

Foto: Fernanda Cassel

Nenhum comentário:

Postar um comentário